7 de mar. de 2012

Domingo, 16.00 horas - A primeira de quatro finais! Académica recebe o Lusitânia

A Académica ao fim de cinco jogos volta a jogar em casa, desta vez, frente ao Lusitânia dos Açores, no próximo domingo, pelas 16.00 horas.

Para a Académica, que ainda acalenta alcançar o 6º lugar na fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, e que até final do campeonato tem quatro jogos em casa, este é considerado a primeira das quatro finais.

Para isso o apoio do seu público é fundamental, pelo que se espera muita gente a apoiar os estudantes.

A Académica que ocupa o 9º posto (18 jogos e 7 vitórias), vem de uma derrota fora de portas, frente ao Benfica por 90-70, recebe o Lusitânia (com quem já perdeu os dois jogos disputados esta época), actual 6º classificado (17 jogos e 9 vitórias) que no último jogo, em casa, foi surpreendido pelo Barreirense (66-75).

Para o treinador da Académica, Orlando Simões, que afirmou “A derrota com o Benfica expressa no resultado final uma diferença pontual que não corresponde à capacidade competitiva da nossa equipa durante várias partes do jogo, nomeadamente até 3 minutos do final da 1ªparte.

No entanto o valor do adversário e alguma oscilação ofensiva e defensiva nossa em alguns momentos do jogo foi-nos fatal na discussão da vitória final e um Benfica com maior capacidade de rotação de jogadores matou o jogo no final da 1ªparte.” Sobre o que falta jogar, diz o técnico da Académica “Os quatro jogos em Coimbra que nos faltam realizar serão encarados como verdadeiras finais que nos poderão colocar numa boa posição para disputar os playoffs e será com essa responsabilidade que os iremos abordar.

Sabendo que o jogo com o Lusitânia será um jogo com objetivos duplos, ganhar e anular 4 pontos de diferença do jogo da 1ªvolta, apelamos ao apoio do público para este jogo e seguintes, prometendo todo o esforço,dedicação e concentração necessários para esta altura crucial da época.”

Para o capitão e internacional Fernando Sousa, “Esta derrota com o Benfica não vai comprometer os nossos objectivos nem afectar a nossa motivação.

Foi um jogo muito duro, em que a componente física foi determinante no desfecho da partida. No primeiro período, conseguimos equilibrar bem o jogo, no entanto nos últimos minutos da primeira parte deixamos que o nosso adversário chegasse a uma vantagem de 10 pontos, e na segunda parte o Benfica teve o mérito de gerir a vantagem conquistada. De qualquer forma a equipa demonstrou uma boa atitude e um excelente espírito de sacrifício”.

Sobre o próximo jogo, afirma “É muito bom voltar a jogar em casa perante o nosso público, já passaram quase dois meses desde o último jogo em Coimbra. Temos os últimos 4 jogos da fase regular em casa e vão ser determinantes para as nossas ambições. O jogo com o Lusitânia será a primeira final. Se queremos chegar ao 6º lugar, temos obrigatoriamente de vencer a equipa açoriana. O Lusitânia já nos venceu por duas ocasiões nesta temporada (para o Troféu António Pratas e para a Liga), sabemos do valor dos seus atletas, mas vamos preparar o jogo da melhor forma para anular os seus pontos fortes. Será, de certeza, um jogo muito equilibrado”.

O capitão da Académica deixou a seguinte mensagem para os sócios e simpatizantes “Esta época tem sido muito atípica, com um calendário irregular, no entanto gostava de apelar a todos os nossos sócios e simpatizantes para comparecerem no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia no próximo domingo, o vosso apoio é fundamental para conquistarmos a vitória”.