14 de mar. de 2012

Fernando Sousa ao sítio da FPB "Quebrar o ciclo"


«Quebrar o ciclo»
Fernando Sousa e a Final 8 da Taça
A Académica vem de quatro derrotas consecutivas na Liga, mas Fernando Sousa espera que a Final 8 da Taça de Portugal, que se realiza entre quinta-feira e domingo, em Fafe, signifique o virar da página para a formação de Coimbra. A equipa entra em campo na sexta-feira, às 21 horas, diante da Ovarense (que vem motivada pelo 3º lugar na Liga e pela recente vitória sobre o Benfica), um encontro difícil mas não impossível de ganhar. O jogador lembra que a Académica já derrotou o conjunto de Ovar esta época.


Chegados a esta fase da prova, Fernando Sousa não nega que o grupo se imagine a disputar uma final. Uma tarefa difícil, que obrigará a um grande esforço, mas que pelas palavras do capitão da Académica os jogadores estão preparados para se superarem. “Neste tipo de competições todas as equipas têm aspirações de chegar à final e nós não fugimos à regra. Uma prova com este tipo de formato, que obriga as equipas que chegam à final a realizar 3 jogos em 3 ou 4 dias, pode trazer algumas surpresas, no entanto a capacidade de rotação dos jogadores é sempre um fator muito importante.”

A equipa atravessa uma fase menos positiva, mas sendo esta uma competição distinta e com características muito próprias, poderá servir para a Académica inverter a situação negativa por que passa. “Neste momento vimos de 4 derrotas consecutivas, o que não se pode considerar um bom momento, de qualquer forma toda a equipa está convicta que podemos quebrar este ciclo já no próximo fim-de-semana.”

Com a chegada de mais um estrangeiro, o grupo passou a ter mais soluções e argumentos. Embora a integração de um novo jogador com a época a decorrer, nunca será uma situação ideal. “A vinda de mais um estrangeiro trouxe mais qualidade à equipa e uma maior capacidade de rotação dos jogadores, sabemos que a integração de um novo elemento a meio de uma época nunca é fácil, mas penso que o Curtis aos poucos começa a perceber as nossas rotinas e está cada vez mais integrado.”

A Ovarense é o próximo adversário dos estudantes, que ainda na última jornada demonstrou que está a atravessar um excelente momento de forma. Fernando Sousa não espera facilidades mas revela confiança para esta eliminatória, até porque a Académica já venceu os vareiros na presente temporada. “O terceiro lugar que ocupa a Ovarense no nosso campeonato demonstra a qualidade do seu plantel e neste momento atravessam um bom período, como ficou comprovado no último fim-de-semana, com a vitória sobre o Benfica. Temos a noção que será um jogo muito difícil, no entanto já vencemos o nosso adversário por uma ocasião esta época e queremos repetir esse feito.”