28 de mar. de 2012

A Académica joga no sábado, no Pavilhão Eng. Augusto Correia - Olivais, pelas 16.00 horas, com o Sampaense.


Académica vence o Terceira Basket (95-57)


Depois da excelente prestação na Final 8 da Taça de Portugal, onde foi finalista, a Académica venceu de uma forma digna e convincente a turma do Terceira Basket. 
A AAC jogou com Artur Coelho (2), Miguel Barroca (2), Richard Oruche (15), Pedro Rebelo (3), Bruno Costa (10), Fernando Sousa (20), Delano Thomas (10), Arnett Hallman (10), Marco Gonçalves, Diogo Simões (5), Curtis Terry (9) e Rolando Howell (9).
1º período (32-15); 2º período (20-16); 3º período (24-06) e 4º período (19-20).
Fernando Sousa foi o MVP do jogo com 25,5% de valorização.
A Académica volta a jogar em Coimbra, no próximo sábado, pelas 16.00 horas, no Pavilhão Eng. Augusto Correia - Olivais, com o Sampaense.
Um jogo muito importante com vista ao Play-Off.

19 de mar. de 2012

Académica perde a final da Taça de Portugal com o FC Porto (58-47).



A equipa senior da Académica agradece as inúmeras mensagens de felicitações pela sua presença na Final da Taça e pela forma digna como disputou cada bola, cada segundo.
No Multiusos de Fafe a Académica jogou com Artur Coelho, Miguel Barroca (6), Richard Oruche (3), Pedro Rebelo, Bruno Costa, Fernando Sousa (2), Delano Thomas (6), Arnett Hallman (2), Marco Gonçalves, Diogo Simões (4), Curtis Terry (16) e Rolando Howell (8).
1º período (16.05); 2º período (09-15); 3º período (16-15) e 4º período (17-12).
A Académica regressa aos jogos para a Liga Portuguesa de Basquetebol, no próximo sábado pelas 16.00 horas, com o Terceira Basket no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia.

16 de mar. de 2012

ACADÉMICA - OVARENSE , hoje, pelas 21.00 horas em Fafe



A Académica joga, hoje à noite, a passagem às meias finais da Taça de Portugal, em Fafe, frente à Ovarense.

Jogo tradicionalmente com frente a uma equipa muito forte, mas como afirmava o capitão Fernando Sousa "já vencemos o nosso adversário por uma ocasião esta época e queremos repetir esse feito".

Pode acompanhar o jogo, através da transmissão online, no site da AB Braga (www.abbraga.pt) - encontre o "stream" dos jogos no separador ABBTV - deixamos o link direto, nos detalhes desta notícia.
www.abbraga.pt/index.php/abbtv#axzz1p6hZGQnh

FORÇA ACADÉMICA

14 de mar. de 2012

Orlando Simões " ambição de vencer jogo a jogo"

A Académica não "baixa os braços" e promete lutar pela vitória já na próxima sexta-feira (21.00 horas), frente à Ovarense, para os quartos de final da Taça de Portugal, em Fafe.

Para o treinador Orlando Simões "a derrota com o Lusitânia determinou a perda de um dos objetivos da época e como tal deixou na equipa uma marca de frustração que estamos a tentar atenuar de imediato, corrigindo o que esteve mal nesse jogo e tendo em vista os novos desafios que se aproximam."


Quanto à partida dos quartos de final da Taça de Portugal, afirma que "a AAC vai para a Final 8 da Taça de Portugal com a ambição de vencer jogo a jogo e o primeiro, com a Ovarense, insere-se nessa perspectiva, respeitamos o adversário, mesmo sabendo que já lhe ganhámos no campeonato. Seguramente o adversário também nos respeitará e não havendo jogos iguais as hipóteses de chegar às meis finais estarão divididas pelas duas equipas, pelo que seguirá em frente a equipa que for defensivamente mais forte e expressar em campo um maior sentido colectivo do jogo."

Fernando Sousa ao sítio da FPB "Quebrar o ciclo"


«Quebrar o ciclo»
Fernando Sousa e a Final 8 da Taça
A Académica vem de quatro derrotas consecutivas na Liga, mas Fernando Sousa espera que a Final 8 da Taça de Portugal, que se realiza entre quinta-feira e domingo, em Fafe, signifique o virar da página para a formação de Coimbra. A equipa entra em campo na sexta-feira, às 21 horas, diante da Ovarense (que vem motivada pelo 3º lugar na Liga e pela recente vitória sobre o Benfica), um encontro difícil mas não impossível de ganhar. O jogador lembra que a Académica já derrotou o conjunto de Ovar esta época.


Chegados a esta fase da prova, Fernando Sousa não nega que o grupo se imagine a disputar uma final. Uma tarefa difícil, que obrigará a um grande esforço, mas que pelas palavras do capitão da Académica os jogadores estão preparados para se superarem. “Neste tipo de competições todas as equipas têm aspirações de chegar à final e nós não fugimos à regra. Uma prova com este tipo de formato, que obriga as equipas que chegam à final a realizar 3 jogos em 3 ou 4 dias, pode trazer algumas surpresas, no entanto a capacidade de rotação dos jogadores é sempre um fator muito importante.”

A equipa atravessa uma fase menos positiva, mas sendo esta uma competição distinta e com características muito próprias, poderá servir para a Académica inverter a situação negativa por que passa. “Neste momento vimos de 4 derrotas consecutivas, o que não se pode considerar um bom momento, de qualquer forma toda a equipa está convicta que podemos quebrar este ciclo já no próximo fim-de-semana.”

Com a chegada de mais um estrangeiro, o grupo passou a ter mais soluções e argumentos. Embora a integração de um novo jogador com a época a decorrer, nunca será uma situação ideal. “A vinda de mais um estrangeiro trouxe mais qualidade à equipa e uma maior capacidade de rotação dos jogadores, sabemos que a integração de um novo elemento a meio de uma época nunca é fácil, mas penso que o Curtis aos poucos começa a perceber as nossas rotinas e está cada vez mais integrado.”

A Ovarense é o próximo adversário dos estudantes, que ainda na última jornada demonstrou que está a atravessar um excelente momento de forma. Fernando Sousa não espera facilidades mas revela confiança para esta eliminatória, até porque a Académica já venceu os vareiros na presente temporada. “O terceiro lugar que ocupa a Ovarense no nosso campeonato demonstra a qualidade do seu plantel e neste momento atravessam um bom período, como ficou comprovado no último fim-de-semana, com a vitória sobre o Benfica. Temos a noção que será um jogo muito difícil, no entanto já vencemos o nosso adversário por uma ocasião esta época e queremos repetir esse feito.” 

13 de mar. de 2012

Norberto Alves recebeu Prémio Desporto 2011


Por iniciativa do Diário de Coimbra foram entregues, ontem, na Quinta das Lágrimas os "Prémios Desporto 2011". Norberto Alves, treinador da Académica na época transacta, levou a equipa ao 3º lugar na Liga Portuguesa de Basquetebol, às meias-finais da Taça de Portugal e 3º lugar na Taça Hugo dos Santos, foi distinguido na categoria de Treinador do Ano 2011.
Parabéns Norberto Alves!
(foto Dário de Coimbra)

12 de mar. de 2012

Académica na Final 8 da Taça de Portugal


É já na próxima sexta-feira, dia 16, que pelas 21.00 horas, em Fafe, a nossa equipa defronta a Ovarense para os quartos de final da Taça de Portugal.
Vamos ter uma Académica forte e que vai disputar esta partida com o único objectivo de passar à fase seguinte.
FORÇA ACADÉMICA!

11 de mar. de 2012

Académica perde com o Lusitânia por 70-77


A Académica perde, em casa, com o Lusitânia por 70-77 e hipoteca o 6º lugar na Liga Portuguesa de Basquetebol.
A Académica foi muito inconstante e confusa durante o jogo todo e não conseguiu encontrar a melhor forma de derrotar os insulares. O 3º período foi muito negativo e deixo poucas hipóteses de recuperação.
A AAC jogou com Artur Coelho, Miguel Barroca (4), Richard Oruche (15), Pedro Rebelo, Bruno Costa, Fernando Sousa (11), Delano Thomas (3), Arnett Hallman (4), Marco Gonçalves, Diogo Simões (5), Curtis Terry (20) e Rolando Howell (8).
1º período (18-18); 2º período (12-10); 3º período (07-25); 4º período (33-24).
A Académica joga na próxima 6ª feira, em Fafe, com a Ovarense para os quartos de final da Taça de Portugal, onde pelo 3º ano consecutivo participa na Final a 8.

8 de mar. de 2012

FINAL 8 DA TAÇA DE PORTUGAL: Programa completo


A Final 8 da Taça Portugal Masculina já tem horário definitivo e transmissões atribuidas. A ABBTV uma vez mais estará presente com a transmissão de 2 jogos dos 1/4 final.

Terceira Basket e Benfica dão o pontapé de saída nesta Final 8, que se realiza pela segunda vez na cidade de Fafe. O jogo tem inicio ás 19h e terá transmissão na Sporttv. Logo a seguir, 21h, será a vez de Barreirense e FC Porto discutirem o acesso ás 1/2 final, também com transmissão Sporttv. sexta feira entra em acção a ABBTV, com a transmissão dos encontros Sampaense - Lusitânia e Ovarense - Académica, no mesmo horário.

As 1/2 finais disputam-se no sábado ás 15h e 17h com a final a realizar-se no domingo a partir das 15h30. Todos estes jogos com transmissão Sporttv.

Emoção não faltará e surpresas podem acontecer.

Calendário

Dia 15/03
19h00 Terceira Basket - Benfica (Sporttv)
21h00 Barreirense - FC Porto (Sporttv)

Dia 16/03
19h00 Lusitânia - Sampaense (ABBTV)
21h00 Ovarense - Académica (ABBTV)

Dia 17/03
15h00 Vencedor jogo 1 - Vencedor jogo 2 v
17h00 Vencedor jogo 3 - Vencedor jogo 4 (Sporttv)

Dia 18/03
15h30 Final (Sporttv)



7 de mar. de 2012

Domingo, 16.00 horas - A primeira de quatro finais! Académica recebe o Lusitânia

A Académica ao fim de cinco jogos volta a jogar em casa, desta vez, frente ao Lusitânia dos Açores, no próximo domingo, pelas 16.00 horas.

Para a Académica, que ainda acalenta alcançar o 6º lugar na fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, e que até final do campeonato tem quatro jogos em casa, este é considerado a primeira das quatro finais.

Para isso o apoio do seu público é fundamental, pelo que se espera muita gente a apoiar os estudantes.

A Académica que ocupa o 9º posto (18 jogos e 7 vitórias), vem de uma derrota fora de portas, frente ao Benfica por 90-70, recebe o Lusitânia (com quem já perdeu os dois jogos disputados esta época), actual 6º classificado (17 jogos e 9 vitórias) que no último jogo, em casa, foi surpreendido pelo Barreirense (66-75).

Para o treinador da Académica, Orlando Simões, que afirmou “A derrota com o Benfica expressa no resultado final uma diferença pontual que não corresponde à capacidade competitiva da nossa equipa durante várias partes do jogo, nomeadamente até 3 minutos do final da 1ªparte.

No entanto o valor do adversário e alguma oscilação ofensiva e defensiva nossa em alguns momentos do jogo foi-nos fatal na discussão da vitória final e um Benfica com maior capacidade de rotação de jogadores matou o jogo no final da 1ªparte.” Sobre o que falta jogar, diz o técnico da Académica “Os quatro jogos em Coimbra que nos faltam realizar serão encarados como verdadeiras finais que nos poderão colocar numa boa posição para disputar os playoffs e será com essa responsabilidade que os iremos abordar.

Sabendo que o jogo com o Lusitânia será um jogo com objetivos duplos, ganhar e anular 4 pontos de diferença do jogo da 1ªvolta, apelamos ao apoio do público para este jogo e seguintes, prometendo todo o esforço,dedicação e concentração necessários para esta altura crucial da época.”

Para o capitão e internacional Fernando Sousa, “Esta derrota com o Benfica não vai comprometer os nossos objectivos nem afectar a nossa motivação.

Foi um jogo muito duro, em que a componente física foi determinante no desfecho da partida. No primeiro período, conseguimos equilibrar bem o jogo, no entanto nos últimos minutos da primeira parte deixamos que o nosso adversário chegasse a uma vantagem de 10 pontos, e na segunda parte o Benfica teve o mérito de gerir a vantagem conquistada. De qualquer forma a equipa demonstrou uma boa atitude e um excelente espírito de sacrifício”.

Sobre o próximo jogo, afirma “É muito bom voltar a jogar em casa perante o nosso público, já passaram quase dois meses desde o último jogo em Coimbra. Temos os últimos 4 jogos da fase regular em casa e vão ser determinantes para as nossas ambições. O jogo com o Lusitânia será a primeira final. Se queremos chegar ao 6º lugar, temos obrigatoriamente de vencer a equipa açoriana. O Lusitânia já nos venceu por duas ocasiões nesta temporada (para o Troféu António Pratas e para a Liga), sabemos do valor dos seus atletas, mas vamos preparar o jogo da melhor forma para anular os seus pontos fortes. Será, de certeza, um jogo muito equilibrado”.

O capitão da Académica deixou a seguinte mensagem para os sócios e simpatizantes “Esta época tem sido muito atípica, com um calendário irregular, no entanto gostava de apelar a todos os nossos sócios e simpatizantes para comparecerem no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia no próximo domingo, o vosso apoio é fundamental para conquistarmos a vitória”.

3 de mar. de 2012

Académica perde com o Benfica (90-70).

A Académica esteve em muito bom nível no primeiro período, no entanto, no restante jogo não conseguiu travar os lisboetas.
A AAC jogou com Artur Coelho, Miguel Barroca (6), Richard Oruche (9), Pedro Rebelo, Bruno Costa, Fernando Sousa (14), Delano Thomas (8), Arnett Hallman (10), Marco Gonçalves (3), Diogo Simões (6), Curtis Terry (7) e Rolando Howell (7).
1º período (25-25); 2º período (22-12); 3º período (26-20); 4º período (17-13).
A Académica regressa aos jogos em casa, ao fim de cinco jogos fora, com o Lusitânia, no próximo domingo (11 de Março), pelas 16.00 horas.

2 de mar. de 2012

Norberto Alves Treinador do Ano 2011


Norberto Alves foi distinguido pelo Diário de Coimbra como Treinador do Ano 2011, nos recentes "Prémios Desporto".

Norberto Alves levou a Académica, na época passada, ao 3º lugar na Liga Portuguesa de Basquetebol, às meias-finais da Taça de Portugal e ao 3º lugar na Taça Hugo dos Santos.

Parabéns Norberto Alves!

1 de mar. de 2012

Académica vai defrontar o Benfica


A Académica tem uma deslocação muito difícil ao reduto do Benfica, no próximo sábado. Os estudantes vêm de uma derrota em Guimarães (87-75) e ocupam o 8º lugar com 17 jogos e 7 vitórias. Por sua vez, o Benfica venceu o Barcelos (101-74) e está na segunda posição com 17 jogos e 15 vitórias.


Para o técnico Orlando Simões "a derrota em Guimarães não foi esquecida, foi analisada e serviu para tirarmos conclusões sobre a prestação menos conseguida, mas gostaria de realçar o bom jogo e mérito do Vitória no resultado alcançado". Para o jogo de sábado afirma "O Benfica ainda não perdeu no seu pavilhão na presente época e vai querer concerteza chegar ao confronto com o Porto com a possibilidade de discutir o 1º lugar da fase regular. A nossa equipa vai encarar este jogo com ambição de discutir a vitória, sabendo que para isso deveremos ser uma equipa bem coletiva, inteligente e desinibida. Vamos fazer um bom jogo e encarar os 4 jogos finais em Coimbra com a confiança necessária para atingir um bom lugar no play-off final".


O base Pedro Rebelo, explica "Comecei a jogar basquetebol na AAC em 1993, com 7 anos, percorri todos os escalões de formação até que aos 17 anos (primeiro ano de juniores), saí para representar durante 2 anos os seniores do Olivais Coimbra, depois regressei com muito orgulho para fazer parte da equipa sénior da AAC. Com esta época, vou para a 17ª a jogar basquetebol no clube do meu coração o que me deixa muito feliz." Sobre a derrota em Guimarães afirma "Uma derrota tem sempre um sabor amargo, seja com quem for, mas a equipa apesar de nao gostar de perder reagiu de uma forma positiva, dentro do possivel, e trabalhadora, com o intuito de alterar o que correu menos bem nos ultimos dois jogos. Sempre que entrarmos em campo, iremos com a motivaçao e ambiçao de ganhar todos os jogos, para nao termos que sentir de novo a desilusao que é uma derrota." Em relação ao jogo com o Benfica diz que "Vai ser um jogo dificil, contra um adversário que se apresenta como um dos grandes candidatos ao titulo e que dispõe de um plantel de elevada qualidade, mas cada jogo tem a sua história e nós como sempre, respeitando o adversário, vamos entrar em campo para ganhar e acreditamos que se mantivermos o nosso plano de jogo e jogarmos em equipa, teremos as nossas hipoteses de alcançar a tao desejada vitória. Trabalhamos diariamente para evoluir o nosso jogo e esperamos traduzir este trabalho em vitórias."

O GI da ESM da AAC